Apesar da melancia ser um alimento que traz tantos benefícios, muitas pessoas acreditam que comer a fruta à noite pode fazer mal para à saúde. Mas isso não passa de uma grande mito.
Aliás, ingerir melancia durante o período noturno é algo bastante eficaz para quem deseja perder peso. Mas é importante ficar atento à quantidade consumida, pois consumir a fruta a noite pode trazer uma desvantagem.
Posso comer melancia a noite?
Fruta é uma ótima opção para o lanchinho da noite. Além de ser um alimento leve, também é saudável e extremamente nutritivo.
A melancia é uma fruta riquíssima em água, vitaminas e contém poucas calorias. Ingerir o alimento também ajuda a diminuir a vontade de consumir doce, desejo que muitas pessoas sentem, principalmente a noite.
A única desvantagem que pode surgir para quem consome melancia antes de dormir é o aumento das idas ao banheiro, já que a fruta contém bastante água.
Benefícios da melancia
Excelente fonte de água
Mais de 90% da melancia é água e o consumo da fruta ajuda na hidratação do corpo. Além disso, o alimento é rico em nutrientes como potássio, sódio e magnésio, que ajudam a manter o nível correto de água no corpo.
“Essa é a razão que leva muitas pessoas a consumir sucos de melancia para manter-se frescas e hidratadas”, revela a nutricionista Ana Paula Araújo.
Previne problemas renais
Por ser rica em potássio, o consumo da melancia ajuda a desintoxicar as toxinas a partir dos rins. A fruta contém propriedades que ajudam a diminuir a formação dos cálculos renais.
A fruta também beneficia o funcionamento dos rins devido à grande quantidade de água presente na melancia.
Ajuda a pressão arterial
A presença de L-citrulina, potássio e magnésio na melancia ajuda a regular tanto a pressão alta como a pressão baixa, sendo um ótimo complemento ao uso de medicamentos indicados para tratar o mesmo problema.
Faz bem para o coração
A melancia é uma excelente fonte de vitamina C, licopeno e beta-caroteno, compostos que ajudam a prevenir diversos tipos de doenças cardíacas.
Reduz o colesterol
O conhecido como “colesterol ruim” (LDL) pode ser diminuído com o consumo da melancia. Isso beneficiará diretamente, também o coração e vasos sanguíneos.
Protege a pele
Os antioxidantes e vitamina C presentes na melancia ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Já os radicais livres atuam como um protetor solar para derme. Mas o consumo da melancia não dispensa o uso do produto na pele.
Fonte de energia
Por também ser rica em vitamina B e açúcar, a melancia é uma excelente fonte natural de energia, além de refrescar e matar a sede.
Protege os ossos
A fruta ajuda a fortalecer a estrutura óssea e previne a perda do tecido graças à quantidade de cálcio presente na melancia.
Combate a ansiedade e estresse
A melancia também é fonte de vitamina B6, que ajuda a aliviar a fadiga, estresse e ansiedade.
Comer fruta é sempre bom
Segundo estudo realizado por cientistas, da Universidade College de Londres e divulgada pela BBC Brasil, 14% das mortes precoces são evitas por indivíduos que ingerem entre uma e três porções de frutas, verduras e legumes por dia.
Fonte : Site Remédio Caseiro