A beleza corporal vem se tornando um alvo de árdua conquista pelas pessoas, em diversos sentidos. O envelhecimento é uma das maiores preocupações relacionadas à estética do corpo, principalmente, no que diz respeito à aparência da pele. Com o tempo, as células vão perdendo sua capacidade de se replicar devido aos danos no DNA decorrentes da radiação ultravioleta, de toxinas ou de alteração relacionada à idade. Diante disso, surgem sinais característicos desse período, como linhas de expressão, diminuição da espessura da pele e ressecamento cutâneo.
Diariamente, a exposição a agentes externos, incluindo, principalmente, a radiação solar, contribui para desencadear potencialmente o estresse oxidativo, e, com isso, a formação expressiva de radicais livres (EROs). Esses compostos são capazes de promover desordens cutâneas expressivas, como o comprometimento da integridade da estrutura da pele, desestruturação das fibras de colágeno e elastina e contribuição para acelerar o processo de envelhecimento deste tecido. Entretanto o organismo possui alguns mecanismos de defesa relacionados ao equilíbrio na formação e neutralização desses radicais e sofre grande influência de determinados componentes nutricionais.
Sabe-se, claramente, que a alimentação é uma forte aliada na busca pela saúde, prevenção de doenças e, neste caso, pelos cuidados com a pele. O resultado da nutrição adequada reflete diretamente na aparência da pele, visto que muitos componentes funcionais presentes nos alimentos nutrem as células desse tecido e reduzem os danos provocados pelos radicais livres.Os antioxidantes são os mais importantes para esse processo, sendo que o seu consumo diário é o principal aspecto a ser modulado na alimentação. Dentre eles, destacam-se a classe dos carotenoides, como o licopeno e o betacaroteno presentes nos alimentos alaranjados e vermelhos (tomate, mamão, abóbora), e a luteína e zeaxantina, encontrados nos vegetais verde-escuros e na gema de ovo. Estes compostos bioativos não são sintetizados pelo organismo, evidenciando a importância do seu consumo pela dieta e por complementos nutricionais.
Outro aspecto a ser demonstrado é quanto ao aproveitamento total dos nutrientes vindos da alimentação e suplementação. Para possibilitar que isso ocorra, avalia-se a biodisponibilidade do composto mediante sua capacidade em atravessar a parede intestinal e alcançar a corrente sanguínea e, consequentemente, difundir-se para os tecidos-alvo. A absorção de carotenoides pela alimentação é complexa e relativamente mais baixa quando comparada a nutracêuticos que contenham esses compostos. Vários fatores influenciam a biodisponibilidade do licopeno, como forma cristalina, a matriz alimentar, quantidade e tipo de gordura dietética, processo de absorção, interação entre os carotenoides, processamento dos alimentos fontes. Entre esses fatores, um fator bem importante é a forma cristalina. Quanto menor o tamanho da partícula, maior a biodisponibilidade. Assim, fornecer um ativo de licopeno otimizado para garantir alta biodisponibilidade para o organismo torna-se um desafio. E para garantir essa maior biodisponibilidade do licopeno, a Galena traz para o mercado o Lacto-Licopeno®, um ativo extraído de uma variedade selecionada de tomates com elevada concentração em licopeno associada às proteínas do leite, que garantem alta biodisponibilidade deste composto. Por conta de sua biodisponibilidade e rica concentração em licopeno, Lacto-Licopeno® exerce uma potente ação antioxidante graças à sua capacidade de reagir com os radicais livres, principalmente, com os radicais peróxidos e o oxigênio molecular, o que gera potente ação antioxidante, proteção da pele contra a radiação UVB e estímulo para a diferenciação dos queratinócitos, com isso, favorecendo a modulação da espessura da epiderme, promovendo firmeza e inúmeros benefícios para a pele.
O Lacto-Licopeno® é encontrado em farmácias de manipulação, ele deve ser prescrito por profissional especializado e de acordo com a posologia, forma farmacêutica e o momento de utilização no dia!
SUGESTÃO DE FORMULAÇÃO
Firmeza aos 45 anos
Lacto-Licopeno®………33mg
Isoflavin Beta®…………40mg
Vitamina C ………………60mg
Posologia: Administrar 2 doses ao dia
Ação antioxidante e redução das linhas de expressão
Lacto-Licopeno®………………66mg
Luteína……………………………5mg
Manganês………………………..3mg
Vitamina C………………………120mg
Posologia: Administrar 1 dose ao dia, com a refeição.
Firmeza e uniformização da pele
Lacto-Licopeno®……………………66mg
Oli Ola™……………………………..150mg
Vitamina C…………………………..120mg
Posologia: Administrar 1 dose ao dia, com a refeição.
Proteção contra os danos causados pela radiação UVB
Lacto-Licopeno®……………………66mg
Betacaroteno…………………………20mg
Luteína…………………………………5mg
Posologia: Administrar 1 dose ao dia, com a refeição
Fonte : Site Galena Nutrition